Espaço de Leitura Mangará

    Em agosto de 2013 o Programa Casa Verde ofereceu cursos de inglês básico aos sábados e domingos. Com três turmas de oito alunos, ministrado inicialmente pela professora Germana, teve no professor Valdeci Ferreira de fevereiro de 2014 a dezembro de 2016 seu grande entusiasta. Sustentado parte pelos alunos parte pelo Instituto Mangará, recebeu adolescentes jovens e professores/as de Serrote do Meio e comunidades vizinhas. Durante os três anos do curso matricularam-se cerca de 60 pessoas entre as quais professores/as das escolas públicas da região.
Ana Luiza foi a aluna destaque tendo aprovação no exame de Inglês nível básico do Cambridge.
O Espaço de Leitura Mangará criado em Julho de 2013 nas instalações da CASA VERDE sede do Instituto, numa parceria com o INEC atende estudantes de primeiro a quinto ano da Escola Josefa Forte da Silva com atividades de livro e leitura. Oferece livros para empréstimos e disponibiliza computadores para cursos e pesquisas. Envolve as famílias e comunitários em atividades de formação nos temas referentes à sustentabilidade socioambiental e oficinas de arte e cultura. Promove no mês de julho a Colônia de Férias de Serrote do Meio.
    Em 2020 a pandemia exigiu novas estratégias. A gravação de vídeos de contação de histórias para compartilhar em grupo de Whatsapp foi um início de um momento novo com o uso de tecnologias. Em Julho a Colônia de férias online foi um momento alto deste processo. Durante cinco dias houve um encontro online com duração de uma hora entre 10 grupos familiares que realizavam desafios, participavam de jogos e brincadeiras compartilhando no grupo. Foi muito interessante!
A partir dessa iniciativa veio a ideia do ESPAÇO DE LEITURA VAI À COMUNIDADE.
Semanalmente a equipe do Espaço de Leitura foi a uma casa levando livros para ler, contar e ouvir histórias. Através da captação de imagens fez-se os vídeos que foram compartilhados no grupo de Whatsapp para reações através de outras histórias e desenhos. Em outubro seguindo todos os protocolos de uso de máscaras, álcool em gel e pequenos grupos, foi realizada na Casa Verde a semana da criança com 4 grupos de 8 crianças.
Foi muito divertido!
    O Edital municipal da lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, possibilitou a realização de uma oficina de Artes Cênicas tematizando o Pastoril de Serrote do Meio.
Cléber Alves – Arte-educador, bailarino e Sergio Magalhães – Escritor e teatrólogo, realizaram a oficina que teve sua culminância na produção de material audiovisual documentando essa importante expressão cultural da comunidade de Serrote do Meio.

 

Cobertura Evento Pastoril

Documentário Pastoril Serrote do Meio

O OVO- Milton C. de Oliveira Filho

Mangará 2020 - Adaptação, superação resiliência

O Chupa Cabra ataca a Fazenda - Guilherme Ferreira Passos

A Lua e o Pastoril - Luiza de Teodoro

Conhecendo a história do Espaço de Leitura Mangará - Ricardo Jorge

O Burro, o Velho e o Menino - Ruth Rocha

Histórias do nosso folclore brasileiro

Galeria de imagens